O que é o mel cru? Por que o mel cristaliza? Como utilizar o mel cristalizado.
Mel é ouro!
Uma singela abelha produz durante sua vida 1/12 de uma colher de chá. Ou seja, uma colher de chá de mel é o trabalho da vida inteira de 12 abelhas! Para fazer isso, a abelha chega a viajar durante sua vida mais de 80,000 km coletando néctar de milhares de flores.
O que é mel cru?
O mel cru é o mel direto da colmeia!
Os quadros de mel coletados são postos em uma centrifuga no qual a gravidade faz com que o mel seja retirado dos favos. Depois o mel é passado por um filtro para retirar partículas como cera e pedaços do favo.
O mel cru não passa por uma pasteurização como muitos meles
comerciais. Na pasteurização, o mel passa por uma temperatura alta e depois é resfriado rapidamente.
Este processo, previne o mel de cristalizar porem a temperatura alta mata as leveduras naturais do mel e pode diminuir os nutrientes beneficiais como o pólen, enzimas e antioxidantes existentes.
O que é mais impressionante sobre o mel cru é que ele contém quase 30 tipos de compostos vegetais bioativos. Estes são chamados de polifenóis e atuam como antioxidantes.
Mel cristalizado
O mel quando cristaliza é sinal de alta qualidade!
O mel é uma solução supersaturada de dois açúcares: glicose e frutose. Como é supersaturado, é um processo químico natural que alguns dos açúcares acabam saindo da solução. O mel pode cristalizar até quando ainda estiver no favo.
Três fatores fazem o mel cristalizar:
1. Temperatura
Temperaturas abaixo de 10 célsius fazem o mel cristalizar mais rápido.
2. Proporção de glicose e frutose no mel
As abelhas voam de flor em flor coletando néctar que levam para a colmeia para se tornar mel. Néctar é composto de glicose e frutose. A proporção de glicose e frutose de cada variedade de flor varia influenciando o tempo de cristalização do mel.
3. Pólen
Quando a abelha colhe o néctar, ela leva consigo o pólen das flores. O pólen é saudável e presente no mel cru já que ele não passa por uma ultra filtração ou pasteurização. As partículas do pólen servem como uma base para cristalização.
Gente! Abrace seu mel cristalizado!
Como utilizar o mel cristalizado?
O mel cristalizado pode ser passado no seu pão, usado para passar naquele franguinho assado ou em verduras, no seu iogurte, ou no seu chá. Pode tambem ser usado como substituto de açúcar em receitas para bolos, pães e biscoitos.
Aqui na Yaguara temos uma receita linda de bolo que fazemos com o nosso mel cristalizado.
BOLO DE MEL CRISTALIZADO
Ingredientes:
170 gramas de mel
150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
220 gramas de farinha de trigo (pode usar integral se quiser)
1 colher de chá de fermento
Aquecer seu forno para 200C.
Derreta 170 gramas de mel junto com 150 gramas de manteiga em uma panela, fogo baixo. Assim que derreter, retirar do fogo e passar para uma tigela. Misture os ovos, farinha e fermento.
Passe tudo para sua assadeira favorita untada.
Tempo de forno aproximadamente 35 minutos.
Para cobertura:
Ponha um pouco do seu mel cristalizado em uma tigela. Com uma batedeira, bata até virar um lindo creme branco.
Agora basta fatiar seu bolo, passar um pouco do creme de mel por cima e comer!
Lembrando que fica uma delicia acompanhado de uma bela xicara de café Yaguara!
Adorei a dica do mel cristalizado. Desconhecia. Gostaria de aproveitar para perguntar onde vendo o café e o mel de vcs em Recife?